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Advanced Mobility & Transportation Division - Department of Mechanical Engineering
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Universidade de Aveiro: Equipa do TEMA distinguida no Encontro Nacional do Grupo de Estudos em Transportes
13-02-2020
A equipa de mobilidade e transportes do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) distinguiu-se na 17ª edição da Conferência Anual do Grupo de Estudos em Transportes que decorreu a 10 e 11 de fevereiro, em Unhais da Serra, e ganhou os prémios de Melhor Poster - na secção de “Artigos aceites em 2019” - e de Melhor Apresentação de Teses de Doutoramento.
GREEN SAVERS: Pode a matemática ajudar a prever acidentes com peões e ciclistas?
19-03-2018
Andar a pé ou de bicicleta é saudável, ecológico e está na moda. Para prevenir os perigos a que diariamente peões e ciclistas estão sujeitos nas cidades, uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um inédito modelo matemático que calcula a probabilidade dos acidentes envolveram peões ou ciclistas. Lisboa, Porto e Aveiro foram as cidades escolhidas pela equipa de investigação em tecnologia dos transportes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), que analisou ao detalhe mais de 4400 acidentes que envolveram peões e ciclistas entre 2012 e 2015. Desenvolvido a partir de dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), o modelo matemático agora apresentado pretende ser “uma ferramenta útil para entidades e autoridades locais e regionais, no sentido em que permite planear o reforço de medidas de segurança rodoviárias consoante as especificidades de cada cidade”.
Diário de Notícias: Criado modelo matemático para prevenir acidentes com ciclistas e peões
19-03-2018
O projeto foi desenvolvido a pensar nas cidades de Lisboa, Porto e Aveiro. Os cientistas analisaram mais de 4400 acidentes que envolveram peões e ciclistas, ocorridos entre 2012 e 2015
TSF Online: Criado em Aveiro modelo matemático para prevenir acidentes com ciclistas e peões
19-03-2018
Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) criou um modelo matemático para calcular a probabilidade de acidentes envolvendo peões ou ciclistas. O trabalho foi desenvolvido a pensar em Lisboa, Porto e Aveiro, cidades onde os cientistas do grupo de investigação em tecnologia dos transportes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) analisaram, ao detalhe, mais de 4.400 acidentes que envolveram peões e ciclistas, ocorridos entre 2012 e 2015. O modelo matemático parte de dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e visa contribuir para a prevenção de acidentes com peões e ciclistas. Os investigadores do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) do DEM esperam que possa ser "uma ferramenta útil para entidades e autoridades locais e regionais, no sentido em que permite planear o reforço de medidas de segurança rodoviárias, consoante as especificidades de cada cidade". Dos 4.439 acidentes com peões e ciclistas analisados, 7% ocorreram em Aveiro, 29% no Porto e 64% em Lisboa. Em Aveiro, cerca de 50% dos acidentes com utentes vulneráveis envolveu ciclistas e a restante percentagem peões. No Porto, apenas 9% dos acidentes com utentes vulneráveis envolveram ciclistas, sendo os restantes relativos a peões, enquanto em Lisboa a percentagem de acidentes envolvendo velocípedes foi de cerca de 10%. A maior parte dos acidentes "ocorreram em espaços de grande atratividade de pessoas, como estações ferroviárias, zonas comerciais e espaços turísticos localizados nos centros históricos das três cidades", revelou Margarida Coelho, professora e coordenadora do grupo de investigação. "Em consequência destes acidentes, 90% a 97% dos feridos foram ligeiros, 2% a 8% feridos graves e 1% a 2% resultaram em vítimas mortais", descreve. Além de Margarida Coelho, o trabalho contou com a colaboração de Mariana Vilaça, Eloísa Macedo e Pavlos Tafidis, investigadores do DEM/TEMA, e ainda de Nélia Silva, docente do Departamento de Matemática da UA
Impala: Criado em Aveiro modelo matemático para prevenir acidentes com ciclistas e peões
19-03-2018
Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) criou um modelo matemático para calcular a probabilidade de acidentes envolvendo peões ou ciclistas. O trabalho foi desenvolvido a pensar em Lisboa, Porto e Aveiro, cidades onde os cientistas do grupo de investigação em tecnologia dos transportes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) analisaram, ao detalhe, mais de 4.400 acidentes que envolveram peões e ciclistas, ocorridos entre 2012 e 2015. O modelo matemático parte de dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e visa contribuir para a prevenção de acidentes com peões e ciclistas. Os investigadores do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) do DEM esperam que possa ser “uma ferramenta útil para entidades e autoridades locais e regionais, no sentido em que permite planear o reforço de medidas de segurança rodoviárias, consoante as especificidades de cada cidade”.
Exame Informática Online: Como a matemática pode prever acidentes com peões e ciclistas
19-03-2018
NULLUma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um modelo matemático que calcula a probabilidade dos acidentes envolverem peões ou ciclistas. De acordo com comunicado de imprensa da UA, o trabalho foi desenvolvido a pensar em Lisboa, Porto e Aveiro, cidades onde os cientistas do grupo de investigação em tecnologia dos transportes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) analisaram ao detalhe os mais de 4400 acidentes que envolveram peões e ciclistas entre 2012 e 2015. Assim, dos 4439 acidentes com peões e ciclistas analisados pelos investigadores, 7% ocorreram em Aveiro, 29% no Porto e 64% em Lisboa. Se, em Aveiro, cerca de 50% dos acidentes com utentes vulneráveis envolveu ciclistas e a restante percentagem peões, esta realidade é diferente para o Porto e Lisboa. A norte cerca de 9% dos acidentes com utentes vulneráveis envolveram ciclistas, enquanto a sul foram cerca de 10% a envolver os adeptos das duas rodas. Os dados foram fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e os investigadores do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) do DEM esperam que o modelo matemático possa ser «uma ferramenta útil para entidades e autoridades locais e regionais, no sentido em que permite planear o reforço de medidas de segurança rodoviárias consoante as especificidades de cada cidade».
terra nova: Investigação do Departamento de Engenharia Mecânica da UA desenvolve modelo matemático que prevê acidentes com peões e ciclistas.
19-03-2018
Modelo matemático prevê acidentes com peões e ciclistas. Para prevenir os perigos que, no entanto, espreitam peões e ciclistas nas cidades uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um inédito modelo matemático que calcula a probabilidade dos acidentes envolveram peões ou ciclistas. O trabalho foi desenvolvido a pensar em Lisboa, Porto e Aveiro, cidades onde os cientistas do grupo de investigação em tecnologia dos transportes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) analisaram ao detalhe os mais de 4400 acidentes que envolveram peões e ciclistas entre 2012 e 2015. Deste modelo matemático, desenvolvido a partir de dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a pensar na prevenção de acidentes com peões e ciclistas, os investigadores do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) do DEM esperam que possa ser "uma ferramenta útil para entidades e autoridades locais e regionais, no sentido em que permite planear o reforço de medidas de segurança rodoviárias consoante as especificidades de cada cidade". Dos 4439 acidentes com peões e ciclistas analisados pelos investigadores, 7 por cento ocorreram em Aveiro, 29 por cento no Porto e 64 por cento em Lisboa. Se em Aveiro, cerca de 50 por cento dos acidentes com utentes vulneráveis envolveu ciclistas e a restante percentagem peões, esta realidade é diferente para o Porto e Lisboa. A norte cerca de 9 por cento dos acidentes com utentes vulneráveis envolveram ciclistas. Mais a sul, foram cerca de 10 por cento a envolver os adeptos das duas rodas.
Lusa: Criado em Aveiro modelo matemático para prevenir acidentes com ciclistas e peões
19-03-2018
Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) criou um modelo matemático para calcular a probabilidade de acidentes envolvendo peões ou ciclistas.
Jornal de Notícias: Criado em Aveiro modelo matemático para prevenir acidentes com ciclistas e peões
19-03-2018
Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) criou um modelo matemático para calcular a probabilidade de acidentes envolvendo peões ou ciclistas. O trabalho foi desenvolvido a pensar em Lisboa, Porto e Aveiro, cidades onde os cientistas do grupo de investigação em tecnologia dos transportes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) analisaram, ao detalhe, mais de 4400 acidentes que envolveram peões e ciclistas, ocorridos entre 2012 e 2015. O modelo matemático parte de dados fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e visa contribuir para a prevenção de acidentes com peões e ciclistas. Os investigadores do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) do DEM esperam que possa ser "uma ferramenta útil para entidades e autoridades locais e regionais, no sentido em que permite planear o reforço de medidas de segurança rodoviárias, consoante as especificidades de cada cidade".
CISMOB - Interreg Europe: 4th main CISMOB Interregional event in Centro Region
07-03-2018
The 3rd Thematic Conference “Intelligent transport systems - from science to policy and from policy to real world” will focus on closing the gap between research, practice and policy implementation. Keynote speakers such as the Portuguese Deputy Minister for Environment, José Gomes Mendes, the University of Aveiro Vice-Rector, Paulo Vila Real, the President of Centro Regional Coordination and Development Commission, Ana Abrunhosa, the former Director of ITRE (USA), Nagui Rouphail, the Director of Multi Modal Transport Solutions Ltd, Brian Masson, the Senior Researcher at Sustainable Transports Group of the RISE Viktoria, Daniel Rudmark, are confirmed presences. A follow-up exchange of experience will take place in Águeda, a regional economic cluster on powered two-wheels’ industry & innovation. The 3rd Capacity Building Workshop (8th of March 2018) will be focused on ICT tools and necessary policy improvements for promoting soft and connected mobility. This event will feature a panel of professionals and researchers linked to the sectors of IT and soft mobility. The internal meetings restricted to the CISMOB Consortium, working group and steering group meetings, will be held at the headquarters of the Centro Regional Coordination and Development Commission (CCDR-C), in Coimbra.
Universidade de Aveiro: Conferências Dias 7 e 8 de março - Fórum do CISMOB debate Mobilidade
07-03-2018
O Projeto INTERREG EUROPE CISMOB - Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility, coordenado pela Universidade de Aveiro, organiza a 3ª Conferência Temática “Intelligent transport systems - from science to policy and from policy to real world”, a decorrer na Universidade de Aveiro a 7 de março, e o 3º Seminário de Capacitação “Promoting soft and connected mobility”, a decorrer no Centro das Artes de Águeda a 8 de março. As inscrições decorrem até 1 de março.
terra nova: Aveiro e Águeda recebem representantes de projeto europeu sobre mobilidade.
07-03-2018
Dois dias dedicados à mobilidade em Aveiro e Águeda com representantes de um projeto europeu. O Projeto Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility (INTERREG EUROPE CISMOB), coordenado pela Universidade de Aveiro, organiza a 3ª Conferência Temática “Intelligent transport systems - from science to policy and from policy to real world”. Esta quarta os trabalhos decorrem na Universidade de Aveiro e na quinta realiza-se o 3º Seminário de Capacitação “Promoting soft and connected mobility”, no Centro das Artes de Águeda. No primeiro dia do Evento CISMOB pretende-se criar um espaço de discussão de políticas e medidas técnicas para melhorar o transporte rodoviário, refletindo sobre todas as vantagens da disponibilização de dados por parte de operadores de transportes públicos. O segundo dia é dedicado à promoção de modos suaves e amigos do ambiente, dando particular atenção ao uso de bicicleta e veículos elétricos. Destacam-se as presenças do Secretário de Estado e Adjunto do Ambiente, José Gomes Mendes, da presidente da CCDR-Centro, Ana Abrunhosa, do especialista em ITS, Brian Masson, do consultor de mobilidade, Robert Stussi, do investigador do RISE Viktoria Sweden, Daniel Rudmark, e da investigadora do Urban ICT Arena, Petra Dalunde. O CISMOB procura melhorar a aplicação das políticas regionais e programas de mobilidade através de um entendimento completo sobre os diferentes impactes relacionados com o transporte e as principais vulnerabilidades associadas a diferentes zonas do território. Tais objetivos alinham-se com a posição de Portugal face a uma resposta às alterações climáticas, nomeadamente em promover o correto planeamento e desenvolvimento de uma sociedade e economia resiliente, competitiva e de baixo carbono.
Notícias de Aveiro: Aplicação das TIC na mobilidade urbana
27-02-2018
O uso de recursos tecnológicos é uma forma para promover a redução da pegada de carbono e aumentar a sustentabilidade das zonas urbanas. Eloísa Macedo e Jorge Bandeira * O Projeto INTERREG EUROPE CISMOB, coordenado pela Universidade de Aveiro, organiza um fórum de discussão sobre políticas de transporte, e promoção das TIC nos transportes públicos e de mobilidade em modos suaves. Num contexto de necessidade de desenvolvimento de políticas de adaptação e mitigação às alterações climáticas, o Projeto INTERREG EUROPE CISMOB - Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility, coordenado pelo grupo de investigação "Transportation Technology" do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA), procura melhorar a aplicação das políticas regionais e programas de mobilidade através de um entendimento completo sobre os diferentes impactes relacionados com o transporte e as principais vulnerabilidades associadas a diferentes zonas do território. Neste sentido, o Projeto CISMOB tem organizado um conjunto de eventos internacionais de troca de experiências. O próximo evento internacional CISMOB irá decorrer entre os dias 7 e 8 de março de 2018. A 7 de março decorrerá no Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem - Universidade de Aveiro a Conferência Internacional “Intelligent transport systems - from science to policy and from policy to real world”. Nesta conferência pretende-se criar um espaço de discussão de políticas e medidas técnicas para melhorar o transporte rodoviário, refletindo sobre todas as vantagens da disponibilização de dados por parte de operadores de transportes públicos. Espera-se que autoridades locais e entidades interessadas participem no fórum de discussão sobre o futuro da mobilidade.
Universidade de Aveiro: Distinções Investigação TEMA Trabalho em prol da segurança de peões e ciclistas distinguido como melhor poster
21-02-2018
O trabalho intitulado "Frequency and Severity of Crashes Involving Vulnerable Road Users - An Integrated Spatial And Temporal Analysis", da autoria de Mariana Vilaça, Eloísa Macedo, Pavlos Tafidis e Margarida C. Coelho, foi distinguido na 15ª edição da Conferência Anual do Grupo de Estudos em Transportes, como melhor poster 2018 na secção de trabalhos publicados.
Universidade de Aveiro: Distinções - Projeto coordenado pelo Departamento de Engenharia Mecânica - INTERREG EUROPE liderado pela UA destacado no European Mobility Week
14-09-2017
O projeto INTERREG EUROPA CISMOB coordenado pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro (UA) foi destacado como “inspiring mobility action” no European Mobility Week - best practice guide. Melhorar a aplicação das políticas regionais, nacionais e estratégias de mobilidade através do uso de novas tecnologias da comunicação e alcançar um entendimento completo sobre os diferentes impactes relacionados com o setor dos transportes são os objetivos prioritários do projeto CISMOB.
Universidade de Aveiro: Artigo sobre a atividade de investigação na UA
01-06-2016
Universidade de Aveiro: Margarida Coelho - Researcher of the Month 2016
01-06-2016
Porto Canal: Universidade de Aveiro 'quer' substituir carros por bicicletas
09-05-2016
Universidade de Aveiro: "Transportation Technology" organiza a primeira "training school" da ação COST "SaPPART: Satellite Positioning Performance Assessment for Road Transport"
20-04-2016
O grupo de investigação "Transportation Technology" do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação da Universidade de Aveiro (UA) organiza a primeira "training school" da ação COST "SaPPART: Satellite Positioning Performance Assessment for Road Transport". Com o tema "Fundamentals of GNSS for ITS applications" a iniciativa realiza-se de 9 a 11 de maio, no Departamento de Engenharia Mecânica da UA, reunindo alguns dos especialistas europeus da área.
Universidade de Aveiro: Aprovado projeto INTERREG EUROPE liderado pela UA
18-04-2016
A visão principal do projeto CISMOB (Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility) é potenciar a aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na mobilidade urbana como forma de promover a redução da pegada de carbono e aumentar a sustentabilidade das zonas urbanas, através de uma otimização na eficiência do sistema de transportes. Este projeto foi um dos 64 aprovados na 1ª Convocatória do Programa Interreg Europe e é liderado por Jorge Bandeira, investigador de pós-doutoramento no grupo de investigação “Transportation Technology” do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, coordenado pela professora Margarida Coelho.
Universidade de Aveiro: Um laboratório de sensores numa bicicleta
13-07-2015
No âmbito do projeto 'Deslocações seguras para a UA' dinamizado pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro (UA), surgiu o tema de dissertação da aluna Joana Guimarães, do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica. A dissertação intitulou-se 'A bicicleta como plataforma laboratorial' e teve a orientação dos docentes Margarida Coelho, do Departamento de Engenharia Mecânica, e Paulo Afonso, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.
Universidade de Aveiro: Estudo de conflitos entre veículos motorizados e bicicletas
13-07-2015
Chama-se "Mobilidade Ciclável: Modelação de Tráfego e de Conflitos Rodoviários" e é o tema da Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA) apresentado por Luís Campos Oliveira. Esta Dissertação enquadra-se nas atividades da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da UA, mais propriamente no projeto "Deslocações Seguras para a UA", e teve como objetivo principal estudar os conflitos entre veículos motorizados e bicicletas nos percursos preferenciais para a UA, nomeadamente Estação Ferroviária de Aveiro - UA, no período de ponta da manhã, associado a um elevado volume de tráfego e onde a probabilidade de conflitos rodoviários envolvendo os veículos em estudo poderá ser maior.
Universidade de Aveiro: Risco Sobre Rodas: a app que é o anjo da guarda dos condutores
12-06-2015
Os acidentes rodoviários só acontecem aos outros, porque só os outros conduzem de forma arriscada? Para desmistificar esta ideia e, consequentemente, ajudar a reduzir o número de acidentes nas estradas portuguesas, um grupo de estudantes do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma aplicação (app) que permite aos condutores saberem em tempo real qual o risco de terem um acidente.
Universidade de Aveiro: UA aponta que turbo-rotundas são sinónimo de mais poluição rodoviária
12-01-2015
Comparar o desempenho de novas soluções rodoviárias em locais de interseção de várias vias, nomeadamente através de turbo-rotundas, foi um dos principais objetivos do projeto AROUND. Com a participação do grupo da Tecnologia dos Transportes no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação da Universidade de Aveiro (TEMA/UA), o projeto focou-se no desenvolvimento de novos instrumentos de avaliação em rotundas no âmbito da capacidade e emissões de poluentes. Margarida Coelho, investigadora responsável pelo grupo, prepara-se para apresentar os resultados já alcançados no Transportation Research Board 94th Annual Meeting, de 11 a 15 de janeiro de 2015, em Washington DC, uma das melhores conferências mundiais na área dos transportes.
Universidade de Aveiro: Modelos matemáticos desenvolvidos na UA preveem gravidade de acidentes de viação
17-11-2014
O telefone toca nos serviços de emergência. Do outro lado da linha chega a informação de mais um acidente de viação nas estradas nacionais. Terá feito vítimas? Com que gravidade? Na Universidade de Aveiro (UA), a investigadora Guilhermina Torrão desenvolveu modelos matemáticos que permitem prever a gravidade do acidente de forma a que, rapidamente, com a introdução dos dados relativos à idade e à cilindrada dos veículos envolvidos, se possa antever qual a probabilidade da existência ou não de feridos graves ou de vítimas mortais. Os modelos potenciam que no futuro, o socorro às vítimas possa ser melhorado com as equipas de emergência médica e bombeiros a levarem para o local o equipamento de socorro ideal tendo em conta o possível cenário.