Equipa

Doutorados

   
Margarida Coelho, Coordenadora do Grupo de I&D em Tecnologia dos Transportes(margarida.coelho@ua.pt)A Professora Doutora Margarida Coelho terminou o seu doutoramento no Instituto Superior Técnico (IST) em dezembro de 2005. A sua tese intitulou-se “Assessment and Modeling of Traffic Performance and Emission Impacts of Traffic Interruptions in Urban Corridors" e centrou-se na análise energética e ambiental de interrupções de tráfego tais como sinais luminosos, rotundas e portagens. Este trabalho foi desenvolvido através de uma parceria entre o IST e Institute for Transportation Research and Education (ITRE), da North Carolina State University (NCSU), nos Estados Unidos da América. Desde 2005, é professora assistente no Departamento de Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro sendo ainda coordenadora do grupo de Tecnologia dos Transportes no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação. A Professora Doutora Margarida Coelho tem desenvolvido a sua investigação na área da Energia e dos Transportes desde o inicio dos anos 2000, nomeadamente na modelação numérica do tráfego rodoviário e emissões de poluentes, tendo ainda uma participação bastante ativa em projetos na área dos transportes. Os seus interesses ao nível da investigação focam-se na modelação do tráfego e emissões, comunicação entre veículos (V2V) e veículos e a infraestrutura (V2I), bem como a aplicações da nanotecnologia ao nível energético e ambiental e ainda o uso de combustíveis alternativos. Tem sido convidada para fazer várias apresentações na área da energia, transportes e ambiente, e o seu trabalho de investigação, tem sido disseminado com muito sucesso em várias conferências internacionais e nacionais. A Professora Doutora Margarida Coelho recebeu vários prémios pelo seu trabalho de investigação e tem mais de 100 artigos publicados em Revistas Estrangeiras com Arbitragem Científica tais como “Atmospheric Environment”, “Transportation Research Record”, “Science for Total Environment”, “Transportation Research Part D: Transport and Environment” e “Journal of Nanoscience and Nanotechnology”, Capítulos de Livros e Conferências Internacionais. Curriculum Vitae: http://transportes-tema.web.ua.pt/Publications/MCCoelhoCV.zip
Fernando Neto (fneto@ua.pt)Fernando Neto é doutorado em Tecnologia de Secagem pela Universidade de Cranfield, Reino Unido. Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro. Os seus interesses ao nível de investigação focam-se na Dinâmica de Fluídos e Sistemas Termodinâmicos.
José Paulo Santos (jps@ua.pt) José Paulo Santos terminou a licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro em 1988. Concluiu o Mestrado em Sistemas e Tecnologia da Informação com especialização em Engenharia de Computação e Comunicações na Universidade de Coimbra em 1994, e terminou o seu doutoramento em Engenharia Mecânica e Automação na Universidade de Aveiro em 2001 com a tese intitulada "An Architecture for the Production Integration, based on executable models". A sua carreira universitária começou em 1995, como assistente na Universidade de Aveiro e tornou-se Professor Auxiliar no ano 2001. Como corresponsável ou responsável, lançou cinco novas disciplinas no Departamento de Engenharia Mecânica: Informática Industrial, Automação II, Controle Integrado de Produção, Sistemas Inteligentes de Produção, Tecnologias de Condução e Controlo. Adicionalmente, José Paulo Santos lecionou ou leciona as seguintes disciplinas: Automação, Automação e Controlo, Ferramentas Numéricas de Controlo de Máquinas, Engenharia Elétrica, Programação, Estrutura de Dados e Algoritmos, e Introdução à Informática. Supervisionou ainda cerca de 30 teses de Mestrado. Atualmente é responsável pelo Laboratório de Sistemas de Produção Flexível e é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.
Jorge Bandeira (jorgebandeira@ua.pt)Jorge Bandeira é um investigador de pós-doutoramento através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Ele tem vindo a desenvolver as suas tarefas na Universidade de Aveiro e a Universidade Técnica de Braunschweig, Alemanha. É coordenador cientifico do Projeto Europeu CISMOB que corresponde a uma plataforma cooperativa para a mobilidade sustentável e que está quadro do Programa INTERREG EUROPE. Para além disso, ele faz parte do projeto @CRUiSE. Os seus interesses de investigação centram-se na otimização dos sistemas de transportes nomeadamente ao nível da escolha de rotas, potencialidade dos sistemas inteligentes de transportes (ITS) ao nível energético, ambiental e social, e ainda o desenvolvimento de políticas que visam a sustentabilidade no setor dos transportes rodoviários.
Smriti Dutta (sdutta@ua.pt)Licenciada em Engenharia Física pelo Instituto de tecnologia de Kharagpur, India. Desde 2011 desenvolve o seu Doutoramento em Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro. O seu principal interesse de investigação é a análise de ciclo de vida de vectores de energia alternativos em particular o biodiesel.
Eloísa Macedo (macedo@ua.pt)Eloísa Macedo possui Mestrado em Matemática e Aplicações com especialização em Matemática Empresarial e Tecnológica, e concluiu o seu Doutoramento em Matemática em 2016. O seu trabalho de doutoramento foi considerado merecedor de distinção e mérito por júri internacional. Os seus interesses de pesquisa incluem Pesquisa Operacional, Otimização e Análise de Dados. Atualmente, é investigadora de pós-doutoramento no projeto Europeu CISMOB.
Paulo Fernandes (paulo.fernandes@ua.pt)Paulo Fernandes obteve o seu grau de doutor em Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro em maio de 2017. A tese analisou os impactos de corredores de rotundas ao nível do desempenho do tráfego, emissões e segurança dos peões. A metodologia incluiu uma forte componente experimental na qual dados de tráfego, volume de peões e dinâmica dos veículos foram monitorizados em diferentes países. O investigador tem colaborado com outros investigadores do ramo da Engenharia Civil, Ambiente ou mesmo Mecânica nas mais diversas tarefas, tais como: 1) inquéritos à população; 2) monitorização do tráfego e dinâmica do veículo; 3) extração e análise de dados; 4) análise estatística, entre outros. Tem ainda colaborado com entidades públicas como as Câmaras Municipais de Aveiro e Lisboa de modo a estudar e implementar soluções que visem a sustentabilidade nos transportes. Como investigador, ele publicou mais de 17 artigos em Revistas Estrangeiras com Arbitragem Científica e aproximadamente 20 artigos em Conferências Internacionais da área dos transportes. Os seus interesses ao nível da investigação são: 1) modelação do tráfego, emissões e segurança; 2) análise ambiental e do desempenho do tráfego de escolha de rotas; 3) técnicas de distribuição dos fluxos de tráfego ao longo da rede viária; 4) otimização dos sistemas de transporte e 5) benefícios dos sistemas inteligentes de transporte. Atualmente é investigador de pós-doutoramento no projeto MobiWise.

Estudantes de doutoramento

   
Behnam Bahmankhah (behnam.bahmankhah@ua.pt)Behnam Bahmankhah obteve o seu Bacharelado em Ciência no curso de Engenharia Industrial na Azad University em Teerão, Irão. Ele obteve o seu grau de mestre em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Aveiro no ano de 2011. Desde 2012 começou a desenvolver o seu doutoramento no Departamento de Engenharia no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA). Os seus tópicos ao nível de investigação focam-se em problemas de planeamento de rotas de veículos, análise multiobjectivo no setor dos transportes, modelação de tráfego e sistemas Inteligentes de Transporte. Atualmente ele é investigador no projeto @CRUiSE.

Bolseiros de investigação

   
Carlos Sampaio(c.sampaio@ua.pt)Carlos Sampaio tem formação base em Engenharia do Ambiente e obteve o seu Mestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveis na Universidade de Aveiro. A sua tese intitulou-se “Mapeamento de vulnerabilidades decorrentes dos impactes dos sistemas de transportes rodoviários” tendo sido concluída em 2017. Atualmente é bolseiro de investigação no INTERREG EUROPE Project CISMOB (Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility). Os seus interesses de investigação centram-se no desenvolvimento de plataformas baseadas em Sistemas de Informação Geográfica, avaliação de impactos ambientais e de custos, e ainda na análise de eco-routing.
João Teixeira(jpteixeira@ua.pt)João Teixeira obteve o seu mestrado no curso de Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro (a sua tese intitulou-se “Sistemas de Gestão para uma mobilidade inteligente e sustentável”), em 2016. Adicionalmente é bolseiro de investigação no projeto MobiWise. Os seus interesses de investigação correspondem ao desenvolvimento de plataformas modulares com utilização de “Floating Cellular Data” e sistemas de comunicação entre veículos (V2V) e entre veiculo e a infraestrutura (V2I).
Mariana Vilaça(mvilaca@ua.pt)Mariana Vilaça obteve o seu grau de Mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis pela Universidade de Aveiro em 2015. O tópico da sua dissertação foi a mobilidade sustentável, nomeadamente “Interação entre os veículos motorizados e os utentes vulneráveis da via”. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com a segurança rodoviária para os utilizadores mais vulneráveis da rede viária (peões e ciclistas) e promoção dos modos suaves de deslocação. Atualmente, faz parte do grupo TEMA como investigadora no projeto @CRUiSE.

Colaboradores externos

   
Asad KhattakO professor Assad Khattak obteve o seu Mestrado e Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade de Northwestern em 1988 e 1991, respetivamente. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia Civil e do Ambiente na Universidade do Tennessee, exercendo as seguintes funções: i) Coordenador do Grupo de Transportes; ii) Investigador Principal da Universidade do Tennesse no “National University Transportation Center” em parceria com a Universidade do Estado da Carolina do Norte; iii) Coordenador e Investigador líder do projeto “Big Data for Safety Monitoring, Assessment, and Improvement,” financiado pelo Departamento dos Transportes dos Estados Unidos da América; e iv) Codiretor da Iniciativa para a Mobilidade Sustentável (“Initiative for Sustainable Mobility”) É autor/coautor de 172 artigos e relatórios (114 artigos em jornal e 61 relatórios técnicos) e efetuou 155 apresentações em Conferências Internacionais e ainda como orador. Foi ainda convidado para trabalhar internacionalmente com a Universidade de Oxford, o Instituto Nacional Francês para a Investigação do Transporte e Segurança (INRETS), Universidade de Ajou na Coreia do Sul e a Universidade de Aveiro. Como investigador (principal ou em coautoria) obteve mais de 60 projetos financiados de âmbito educacional. - http://cee.utk.edu/people/asad-khattak/ - http://cee.utk.edu/people/asad-khattak/
Nagui M. RouphailITRE - Institute for Transportation Research and Education, North Carolina State University - https://www.ccee.ncsu.edu/people/rouphail/
H. C. FreyNorth Carolina State University - http://www4.ncsu.edu/~frey/
Claudio GuarnacciaClaudio Guarnaccia é um investigador sénior e professor assistente no Departamento de Engenharia Civil na Universidade de Salerno (Itália). Obteve o seu Mestrado e Doutoramento em Física Experimental no Departamento de Física da Universidade de Salerno. A sua atividade de investigação foca-se na aplicação da Física em problemas de Engenharia. A sua principal área de pesquisa é a modelação e controlo do ruído de tráfego, no qual tem desenvolvido vários modelos para a avaliar e prever os níveis de ruído gerados pelo tráfego rodoviário e outras infraestruturas dos transportes. Claudio Guarnaccia é editor chefe no “International Journal of Education and Information Technologies”, e editor associado no “WSEAS Transactions on Systems” e no “International Journal of Mechanics”. É autor em mais de 100 artigos em Revistas Estrangeiras com Arbitragem Científica e Conferências Internacionais. - http://www.unisa.it/docenti/claudioguarnaccia/index